CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Sistema CONFEF/CREFs marca presença em debate sobre a BNCC na Comissão do Esporte08/05/2018

Parlamentares, membros do Sistema CONFEF/CREFs e professores defenderam em audiência pública na Câmara dos Deputados a inclusão, na Base Nacional Comum Curricular, da obrigatoriedade de Profissionais de Educação Física em todos os níveis do ensino básico – especialmente nos níveis iniciais – para atividades esportivas com crianças do primeiro ao quinto ano escolar.

Para o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ], o sucesso da educação passa pela valorização do professor – que não ocorre atualmente. “Nós continuamos valorizando planos, programas, bases, mas não focamos na essência. Quem vai aplicar a BNCC? Quem vai estar de frente com as crianças? Quem terá o conhecimento para aplicar? ”.

Por sugestão da deputada Flávia Morais, uma das autoras para a realização da audiência, será criada uma subcomissão específica dentro da Comissão do Esporte para encaminhar as questões referentes à Educação Física. "A exigência dos profissionais de Educação Física nas escolas é muito importante. Nós não podemos deixar esse momento ficar no papel, nós precisamos agir, então esse debate é o começo”, afirma.

O outro deputado que pediu a realização da audiência, Evandro Roman [CREF 000958-G/PR], defende a atuação de profissionais qualificados na educação esportiva. "Temos, sim, que trabalhar com os profissionais qualificados. A busca é para que isso ocorra e seja desenvolvido, a exemplo do Distrito Federal, que implantou essa ação em 2017. Eu tenho certeza que vamos levar para todo o Brasil."

A subcomissão que irá tratar da obrigatoriedade de Profissionais de Educação Física em todos os níveis do ensino básico deverá ser instalada em no máximo três semanas, após os partidos indicarem os seus integrantes entre os membros da Comissão do Esporte.

Assista ao debate na íntegra aqui.

Fonte: Com informações da Agência Câmara Notícias

Autor: Comunicação - Confef